JUSTIFICATIVA PEDAGÓGICA


Caro Professor,

Como a peça “Pedro e o Lobo” pode contribuir para a sua prática dentro da Escola?
“Pedro e o Lobo” é uma peça que atende sobremaneira às necessidades pedagógicas das turmas de Educação Infantil e Alfabetização de sua escola (alunos até os 6 anos), na medida em que trabalha temáticas presentes em todo o currículo.

Noções de respeito, direitos e deveres
Os personagens de “Pedro e o Lobo” formam um grupo de amigos que se unem na resolução de um problema. A amizade, o companheirismo e a união são assuntos de referência ao objetivo da socialização na rotina dos pequenos.
Durante a peça, para que todos atinjam suas metas, são feitos vários “pactos”, “tratos” ou “combinados” (palavras presentes em todo o texto) para que as regras se estabeleçam em comum acordo.
Esta prática se aproxima nitidamente do cotidiano das salas de aula dos alunos de Educação Infantil, no que tange o estabelecimento de regras de convivência e na formação de um comportamento adequado para uma sociedade onde regras e condutas específicas devem ser respeitadas. Trabalha-se, portanto, as noções de direito e dever.

Relações familiares
Além disso, as relações familiares também é um tema abordado já que, durante a peça, Pedro relaciona-se com seu avô. O conflito se estabelece quando a criança não sabe se obedece ou não às orientações de seu avô e, portanto, a mensagem de obediência e respeito aos mais velhos é muito clara. 

Respeito ao meio-ambiente
O respeito ao meio ambiente, temática oportuna nos dias de hoje, é a mensagem que serve de pano de fundo aos acontecimentos da história. Demonstra-se, em todo o decorrer da peça, que não é justo que animais sejam retirados de seu ambiente natural – por exemplo, nesta fala de um dos personagens: ”Algumas pessoas esquecem que os pássaros não foram feitos só para cantar, mas também para voar. Então, pegam os pássaros e prendem em gaiolas.”

Música
A música, atrelada aos acontecimentos da peça, é outra importante margem para o trabalho de educação artística, já que a história de Pedro e o Lobocriada pelo compositor russo Serguei Prokofiev em 1936, é contada através dela, caracterizando-se como um conto infantil sinfônico. Cada personagem é representado por um instrumento musical diferente ou naipe da orquestra e possui um tema musical próprio, o que possibilita o reconhecimento, por parte das crianças, dos momentos de cada personagem através da música. A flauta, o oboé, o clarinete, o fagote, as trompas e um quarteto de cordas compõem, assim, o referido plano musical de nossa peça, respeitando a criação original de Prokofiev.

Alfabetização
No que concerne à  Alfabetização, além de proporcionarmos o contato com a literatura infantil mundial, também há caminho para um trabalho com o letramento, seja pela apresentação de um novo gênero textual bem como sua função social, seja  pelo oferecimento de um novo vocabulário que poderá  ser trabalhado no exercício da leitura e da escrita.

Possibilidades
Trata-se de uma peça que exibe temas variados e que, por isso, oferece aos professores um leque temático considerável de abordagens nas atividades realizadas com as crianças.

Tempo
É importante frisar que a peça tem a duração de 30 a 35 minutos, tempo satisfatório para que os alunos da idade que pretendemos atender, mesmo os mais pequenos, se mantenham concentrados e interajam adequadamente com os acontecimentos da peça.
Por último, não podemos deixar de ressaltar o fato de que a apresentação de uma peça teatral estará cumprindo o dever pedagógico de ampliar o horizonte cultural das crianças, apresentando-lhes a linguagem artística teatral.
Desde já, agradecemos a atenção prestada e esperamos que nosso trabalho artístico venha a contribuir significativamente para o trabalho didático realizado na sua escola.


Um grande abraço,
Olívia Cosendey
(Pedagoga e Atriz)